Assessoria ao III Setor

No Brasil atualmente há mais de 800 mil organizações não governamentais, segundo dados da receita federal; a grande maioria destas instituições são criadas para atender finalidades de relevante interesse público, nas áreas de assistência social, educação, saúde, meio ambiente, cultura, esporte, desenvolvimento comunitário, dentre outras.

A Mater Dei, Organização Não Governamental (ONG) de Atibaia com 18 anos de existência, coloca à disposição da comunidade do terceiro setor informação e conhecimento sobre gestão de organizações sociais. Implantar e operar uma organização com profissionalismo e posicionamento correto facilita a captação de recursos e as relações com os setores produtivo e governamental.

serviços

Assessoria para captação de recursos

Desenho do posicionamento estratégico da OSC, seus produtos e serviços, plano estratégico de marketing e captação, montagem de estratégias e orientação das ações de captação – editais públicos e privados, doações (formatos diversos), renúncia fiscal, eventos, dentre outras;

Assessoria jurídica para o terceiro setor

Solicitação judicial de imunidade tributária, autorização judicial para operação de bingo beneficente, reembolsos de impostos recolhidos indevidamente, litigiosos em processos junto a órgãos públicos e tribunais de contas estaduais e da união.

Assessoria contábil para o terceiro setor

Implantação de processos de gestão de prestação de contas, manutenção/resgate de regularidade jurídica, fiscal e tributária, adequação da OSC às normas brasileiras de contabilidade e à legislação do terceiro setor.

Certificações

Preparação de processo de certificação para CEBAS, OSCIP e OS.

Entrevista estruturada

Um hora e meia de atendimento técnico especializado para sanar dúvidas e receber orientações sobre aspectos de implantação e gestão de organizações da sociedade civil.

Mapa de Risco, um dia de trabalho na OSC

Levantamento e diagnóstico de situações que possam comprometer a imagem institucional e a regularidade jurídica, contábil, fiscal e tributária da OSC.

Assessoria para montagem de ONG

 Atos constitutivos e registro, enquadramento legal, posicionamento estratégico e plano de implantação

Assessoria para captação de recursos 

Desenho do posicionamento estratégico da OSC, seus produtos e serviços, plano estratégico de marketing e captação, montagem de estratégias e orientação das ações de captação – editais públicos e privados, doações (formatos diversos), renúncia fiscal, eventos, dentre outras;

Assessoria em Recursos Humanos

 Mapa de riscos nos processos de contratação, plano de recursos humanos, modalidades de contratos de trabalho, terceirização de equipe e processos, sem caracterizar subcontratação.

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO

PALESTRA – “O Terceiro Setor – oportunidades e negócios”

Saiba como operar de forma profissional uma organização não governamental (ONG) equilibrando o espírito filantrópico com visão estratégica e mercadológica, potencializando o impacto social de sua atuação.

PALESTRA – “A relação Terceiro Setor x Poder Público – caminho para o desenvolvimento local e regional”

A evolução da legislação e as experiências bem-sucedidas de implantação de políticas públicas que utilizam a parceria governo-ONG como respostas consistentes para resolução de problemas sociais.

CURSO – “Como implantar e operar uma ONG com sucesso!”

Programa de formação básica (36 horas) que vai desvendar os mistérios de constituição e operação dos primeiros anos de existência da ONG – conheça os erros mais comuns e os atalhos para assegurar o reconhecimento de sua organização pela comunidade e pelos potenciais apoiadores.

WORKSHOP – “Como implantar um plano de captação de recursos em sua organização”

Oficina de trabalho (8 horas) que vai apresentar fontes e modalidades de captação de recursos – Lei 13019 e repasses públicos, contratos de gestão, empreendedorismo social, editais privados, fundos internacionais, projetos com renúncia fiscal, fundos públicos, doações, eventos, financiamento coletivo e plataformas digitais.