Menu fechado

Atualmente, é muito comum que corporações incentivem e apoiem programas de voluntariado empresarial como parte de sua cultura de sustentabilidade. Trata-se de um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias na comunidade.

Antes de compreender como funciona no mundo corporativo, é preciso entender o que é ser voluntário. O voluntariado é um caminho de busca de conscientização das pessoas, de mobilização de grupos sociais marginalizados na defesa dos seus direitos, de influência de políticas públicas e outras ações no campo da cidadania.

Esse conjunto de ações realizadas pela companhia constituem o seu Programa de Voluntariado, que geralmente é conduzido pelas áreas de Recursos Humanos ou Sustentabilidade. Entretanto, independente do departamento responsável, o voluntariado empresarial causa impactos positivos na comunidade, além do desenvolvimento de pessoas, e por isso é importante um alinhamento entre essas atividades e os objetivos da empresa na área de Responsabilidade Social.

Ao se decidir por um Programa de Voluntariado, a empresa pode ela mesma desenvolver as atividades e convidar os colaboradores para participarem ou, então, apoiar as ações já praticadas por eles. É comum, também, que os próprios funcionários se reúnam, independente do apoio da companhia, e organizem iniciativas entre si.

Vamos juntos montar o seu programa de voluntariado empresarial?