skip to Main Content

Cuidando de Mulheres

C:\Users\nayco\OneDrive\Área de Trabalho\NAYARA\mulher imagem.jpg

Sabemos como é ser mulher numa sociedade de dominação patriarcal e misógina – é grande a luta das mulheres pela conquista de seus espaços, de sua autonomia, de sua participação cidadã. Apesar de algumas conquistas, há ainda muito a ser feito para que mulheres e homens ocupem os mesmos espaços e de forma igualitária, tornando nossa sociedade mais justa e com pleno acesso aos seus direitos.

Infelizmente muitas mulheres ainda sofrem (e morrem) em nosso país, com alarmantes índices de violência doméstica, estupros, gravidez precoce, desigualdade salarial, inacessibilidade aos direitos, baixa escolarização, entre outros.

A Mater Dei trabalha para compreender e fortalecer estas mulheres, promovendo sua inclusão social e profissional para que sejam acolhidas, reconhecidas e respeitadas, produzindo com isso impactos benéficos para toda a sociedade. Trabalhamos com ações e projetos nas temáticas:

• Orientação à jovem gestante
• Autonomia, protagonismo e empoderamento feminino
• Violência de gênero
• Maternidade e paternidade responsável
• Inserção e reinserção no mercado de trabalho
• Fortalecimento de vínculos familiares
• Cultura de Paz

Jovens e Adolescentes

consequencias_walter_nomura_tinho

Em uma sociedade vivendo uma profunda crise existencial, onde se confrontam valores éticos e a ressignificação do trabalho, do conhecimento, do sucesso e da beleza, nossos jovens são ao mesmo tempo pressionados pela intensidade da transição da infância para a vida adulta, e pela ausência de respaldo social inclusivo, onde possam expressar suas angústias e buscar sua identidade.

Estes jovens que vivem a incrível fase de explorar o “desconhecido”, e lidam com alterações físicas, mentais, sexuais, sociais, precisam ser ouvidos (as), compreendidas (os), incentivados em seu nascente protagonismo, e orientados na formação de sua compreensão de mundo e construção de suas jornadas de forma responsável e segura.

A Mater Dei trabalha desde sua fundação para gerar impacto positivo na vida destes jovens, desenvolvendo programas e projetos para criar respostas efetivas aos diversos desafios:

• Uma nova visão de maternidade e paternidade para enfrentar a gravidez precoce
• A cultura de paz como resposta ao bullying e violência na escola
• O autoconhecimento pessoal e apoio psicológico para manutenção da saúde mental
• O fortalecimento de vínculos e integração entre escola, família e comunidade 
• A qualificação profissional como caminho e preparação para o mundo do trabalho

Compreendendo as necessidades trazidas por esses jovens, contribuímos para sua autonomia, seu processo de desenvolvimento pessoal, sua formação crítica que assegure suas escolhas de vida e sua inserção social e profissional.

Em nossas ações, sempre procuramos o engajamento de diversos parceiros públicos e privados, como Prefeituras, Universidades, Agências de Fomento, Ministério Público, Poder Judiciário, Empresas e Organizações da Sociedade Civil.


O Projeto Acalanto é uma ação de fortalecimento de vínculos, que oferece desde o ano 2000 assistência à jovens gestantes e suas famílias. Nestes anos tivemos mais de 600 gestantes atendidas e acompanhadas, em oficinas de orientação, doação de enxoval, apoio psicológico e jurídico. O Projeto é financiado com recursos próprios, doações de empresas e pessoas físicas e apoio de voluntariado e apoio institucional de organismos públicos da saúde, educação e assistência social.

O Projeto Ponto de Equilíbrio tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas acima de 60 anos a oportunidades de participação social e geração de renda para um envelhecimento ativo, saudável e gratificante, melhorando sua capacidade funcional, sua autonomia e sociabilidade.

Tendo por princípio o respeito pelos direitos e reconhecimento das habilidades e características dos cidadãos sênior, desenvolvemos atividades de convívio, inclusão social e profissional, que permitam o exercício de cidadania e protagonismo.

Nossas ações e projetos integram oficinas de animação sociocultural, atividade física, inclusão digital, programas de voluntariado, empreendedorismo, e atividades preventivas de saúde física e mental.

Parcerias e apoio: Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Atibaia, Fundo Estadual do Idoso, Conselho Municipal do Idoso, empresas e organizações do terceiro setor.

O Projeto Viva-Voz! É uma tecnologia social desenvolvida para facilitar a conscientização de alunos e professores sobre os fenômenos do bullying e da violência escolar.

O programa integra ações que mobilizam todo o universo escolar: a equipe pedagógica, alunos, famílias, funcionários e comunidade local.

Centrado em metodologia vivencial e participativa, o programa gera resultados efetivos nas escolas participantes e atende aos princípios da Cultura de Paz, propostos pela UNESCO – um caminho guiado que promove a mudança do comportamento hostil no ambiente escolar, garante o respeito aos direitos humanos e aos valores fundamentais da vida democrática, como a igualdade e a justiça social.

Quer levar este projeto para a sua escola ou comunidade? Entre em contato!

Desde 2014, a Mater Dei opera ações de qualificação e inserção profissional em parceria com a Prefeitura de Atibaia – o Programa Capacitação já beneficiou mais de dez mil pessoas em busca de ascensão profissional. Programas são oferecidos nas áreas de alimentação, beleza, economia criativa, profissões tradicionais, casa e construção, inclusão digital, desenvolvimento pessoal, saberes empresariais, idiomas e empreendedorismo.

Compreender nossas comunidades, suas demandas e potencial, faz parte da nossa missão enquanto Organização da Sociedade Civil.

A Mater Dei atua no campo do desenvolvimento social e comunitário com projetos em parceria com poder público, que compreendem 18 comunidades locais, em oficinas de animação sociocultural e ações de convívio e fortalecimento de vínculos para crianças, jovens e adultos, realizadas em espaços de centros comunitários, CRAS, escolas e outros – apoios da Prefeitura de Atibaia, governos estadual e federal, Caixa, SAAE.

Como credenciada pela Fundação Banco do Brasil como multiplicadora de projetos de educação comunitária junto a empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida, desde 2017 a Mater Dei opera projetos em Taubaté e Sorocaba.

Quer levar este projeto para a sua escola ou comunidade? Entre em contato!


Empreendimentos Sociais

Com uma das vistas mais bonitas da cidade, o Café Dalí conta com diversas opções de alimentos e bebidas feitas com muito carinho.
Mais do que uma cafeteria, o Dalí é um empreendimento social que tem toda a sua renda destinada à realização e manutenção dos projetos da Mater Dei.

Você sabia que o Salão da Mater também é um empreendimento social? O Salão procura potencializar oportunidades de renda e inclusão produtiva no segmento da estética e beleza.

O Programa FORTES de fomento ao terceiro setor leva tecnologia de gestão e apoia a organização de coletivos e organizações não governamentais em fase de implantação e estruturação.

Programas de qualificação profissional e treinamento empresarial.

Back To Top